MULHERES

Esposas que oram

Quando uma esposa ora, seu lar está sempre em harmonia, seus filhos são tranquilos e tudo só prospera, portanto queridas, façam parte do círculo de oração.
E você poderia me perguntar: E as lutas ? 
Bem querida, com certeza, nunca viveremos uma vida sem lutas enquanto estivermos aqui na terra, mas o tema já diz, "esposas que ORAM", isto significa, que quando oramos o Senhor responde.
Pouco tempo depois que me casei, meu esposo teve problemas no trabalho, e por ser muito reservado não compartilhou comigo o acontecido, bom o resultado foi que nos distanciamos muito. Todos os dias eu ficava imaginando o que estava acontecendo, se não havia falado algo errado que o teria magoado, até que o Espírito Santo tocou meu coração e comecei a orar.
Nas minhas orações, conversei com o Senhor, pedi discernimento, afinal meu casamento foi dirigido por Deus, então não podia aceitar tal situação.
Depois de um tempo orando, o Senhor tocou o coração de meu esposo e numa maravilhosa madrugada, ele tomou a iniciativa de oramos juntos pedindo graça ao Senhor para vencermos aquela situação. Foi maravilhoso, o Senhor nos visitou, nos deu vitória e agora sempre oramos juntos, inclusive com nosso filhinho.
Esse é meu pequeno testemunho do poder da oração, mas a bíblia está repleta de exemplos de mulheres que oraram e Deus operou maravilhas.
Vejam Ester, Deus a escolheu para ser esposa do rei, e Hamã queria destruir o povo Hebreu, e ela se colocou em oração, Deus deu sabedoria para que realizasse banquetes para seu esposo e com carinho e delicadeza comunicasse o que Hamã pretendia. 
O resultado da oração de Ester, foi o livramento do povo e a prosperidade do reino, porque Deus se agradou de Ester e recebeu sua oração. (Ref. Ester cap. 4 em diante).
Débora, foi chamada por Deus para ser juíza sobre o povo de Israel, mas ela só agiu, mediante a oração, e quando Deus ordenou que guerreassem contra o inimigo, o Capitão dos exército, Baraque, só foi a guerra porque Débora estava com ele e então venceram a guerra. (Ref. Juízes cap. 04 em diante).
E o que dizer de Maria, escolhida por Deus para ser a mãe de nosso Salvador. Mesmo correndo o risco de ficar sozinha, não temeu quando o anjo lhe comunicou sobre a nascimento do Senhor, foi fiel, se manteve em oração e Deus enviou um anjo e falou com José, e então ele a aceitou e juntos obedeceram tudo quando o anjo lhes ordenou.
O exemplo de Maria, nos fortalece, pois foi por ela que tivemos acesso a salvação, e devemos sempre estar em oração agradecendo a Deus por nos conceder acesso ao reino dos céus por Jesus Cristo. (Ref. Mateus cap. 2, Lucas cap. 2 ).
Sejamos sim esposas que oram, buscando virtude do Espírito Santo, para que nossos lares sejam edificados na rocha que é Jesus Cristo.

Sejam mães fiéis

Muitas vezes presenciamos o choro de mães angustiadas, pois seus filhos estão nas drogas, desobedecem, desrespeitam e não querem nem saber da salvação.
Na minha família nós tivemos um momento difícil, pois meu irmão caçula se distanciou da igreja e envolvido pelos amigos passou a frequentar danceterias, fazer uso de bebida alcoólica, e passava as noites fora de casa.
Minha mãe, sempre frequente no círculo de oração, nunca desistiu da batalha, muitas vezes eu a vi de joelhos pela madrugada, todas as manhãs e nos nossos cultos domésticos, orando e clamando ao Senhor pela vida de meu irmão.
O Senhor nos deu vitória, hoje pela misericórdia de Deus, meus irmãos estão casados, são cristãos fiéis e seus lares também são edificados na palavra.
Voltemos ao exemplo de Maria, nenhuma mãe suportaria passar pelo que ela passou. A bíblia em várias passagens nos relata que "... e ela guardava tudo em seu coração ...", pois sabia que Aquele era o filho de Deus, o salvador da humanidade.
A Sunamita quando seu filho morreu, em nenhum momento se desesperou ou blasfemou, quando lemos essa passagem, é maravilhoso aprender a maneira como ela dizia "...(II Reis 4:26) - Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem. ..."
Vejam, seu filho estava morto e ainda assim ela prontamente respondia que estava tudo bem, e o poder da oração restaurou a vida de seu filho. Ela foi fiel, não temeu nem vacilou, mas foi ao encontro do homem de Deus e recebeu sua benção.
Ana foi ousada, pediu um filho ao Senhor e fez promessa de entregá-lo ao Senhor. Ela foi honrada, pois Deus lhe deu Samuel, e Ana cumpriu a promessa, pois o menino foi criado no templo pelo sacerdote Eli.
Quando verificamos os relatos sobre a vida de Samuel, podemos nos alegrar com Ana, pois ela foi fiel e seu filho se tornou um valoroso varão na obra de Deus.
Sejamos mães fiéis, sem medo de dedicar nossos filhos aos Senhor, sem medo de buscar a plena vontade de Deus para a vida de nossos filhos. O Soberano sabe com certeza o que é melhor para nossos filhos e de qualquer maneira, Ele é o verdadeiro dono dos nossos filhos, pois como mães, recebemos do Senhor, apenas um favor e um privilégio de gerarmos e educarmos um filho, mas chega o momento em que seguirão seu caminho, constituirão suas famílias e nós, mães, continuaremos apenas a orar, rogando a misericórdia de Deus para que os faça felizes.

Cuide-se

Sempre ouvi minha mãe dizendo que uma mulher quando se casa deve dobrar os cuidados consigo. Quando meus irmãos se casaram, ela instruía minhas cunhadas para que estivessem sempre bem cuidadas para quando meus irmãos chegassem em casa.
É interessante, pois na maioria das vezes observamos que as mulheres depois que se casam imaginam que já não precisam se preocupar com a aparência e os cuidados, afinal, já conquistaram seus pretendidos. Bem o que esquecem é que o mundo está de ponta cabeça e o que não faltam são mulheres ávidas por conquistar a atenção de seus maridos.
Nosso pastor, onde morava,  sempre nos cultos de ensino, alertava para a necessidade de cuidados com a higiene, o bem vestir, pentear, etc. Nos instruía para manter o lar bem cuidado, os filhos limpos e cheirosos, pois marido algum vai sentir alegria se ao chegar em casa encontrar esposa e filhos em desordem.
Minhas queridas a bíblia menciona de forma clara o cuidado que Ester dedicou a sua conduta e aparência quando foi falar com o rei. Primeiro dedicou-se ao jejum e oração, depois ornou-se com suas melhores vestes reais e só então foi ter com o rei.
Muitas mulheres reclamam da falta de tempo, dos muitos afazeres, do corre-corre no dia a dia, que não conseguem parar para cuidar de si. Bem, quero dizer, cuidado, pois o tempo passa e deixar de cuidar de si, vai torná-la amarga e infeliz.
Quando você não se cuida, deixa de amar a si, deixa de zelar pelo seu eu, e isso é de extrema importância, pois quem não ama a si, não pode amar o outro. Organize seu tempo, dedique alguns minutos a cada dia, ou a cada semana, a você, um banho mais demorado, uma loção para o corpo, uma aparada nas unhas, uma hidratação nos cabelos, enfim, escolha algo que a deixe relaxada, que a faça sentir-se bem, sinta-se bonita, primeiro pra você e depois para os outros.
Quando aprendemos a nos valorizar, crescemos, amadurecemos e aprendemos a valorizar os que estão ao nosso redor.
Você pode até dizer, mas eu não sei como me cuidar, como começar, o que fazer. Bem, comece devagar, converse com seu esposo, com seus filhos, peça que a ajudem organizando a casa, de forma que você dedique um tempo especial a você. A principio pode ser difícil, mas não desista, vá em frente, ore peça ao Espírito Santo que a oriente nessa tarefa, e os resultados serão maravilhosos.
Sabe, eu passei por momentos muito difíceis em minha vida, de forma que houve momentos em que não queria nem levantar da cama, me cuidar então, nem pensar, mas graças a Deus, venci, Deus me deu meu esposo e hoje, louvo a Deus sempre que ele me concede um momento para cuidar de mim.
Meu esposo tem me incentivado muito e sempre que preciso, ele cuida de nosso filhinho para que eu possa dedicar algum tempo a mim. Mas tudo isso só é possível, com muita oração, muito diálogo, e a direção constante de Deus.
Queridas, cuidem-se, amem a si, Deus as fez como jóias preciosas para o seu reino e toda jóia precisa sempre ser bem polida para estar bonita. Dê o exemplo a seus filhos e surpreenda seu companheiro. você vai se deliciar com os resultados.

Convivendo em família

Este é um tema que todas achamos difícil, mas que é de suma importância. Numa de nossas reuniões do círculo de oração a esposa de nosso pastor estava ministrando a respeito da união e falando sobre a questão da família e nos foi muito edificante, pois ela mencionou que quando nos unimos em casamento não podemos nos esquecer que nos unimos também a família de nosso cônjuge.
Muitas vezes a moça se casa, e erroneamente passa a isolar o esposo de sua família. Proibições de contato com os pais, cara feia com irmãos (ãs) e cunhados (as), impede os filhos de conviver com os primos (as), etc.
Devemos tomar cuidado, zelar pela convivência em família é zelar pela convivência do nosso lar. Quando lemos a bíblia encontramos a linda história de Ruth e Noemi, uma grande lição para nossa convivência em família.
Vejam, Ruth poderia ter retornado para seus pais, deixando Noemi, como fez a outra nora, porém ela preferiu cuidar de sua sogra, acompanhá-la e estar ao lado dela seja qual fosse a situação. O resultado é que Deus olhou por ela e honrou sua atitude concedendo a ela um novo lar.
Ao longo de nossa convivência, nos deparamos com diversas situações, onde realmente só a misericórdia de Deus nos garante tranquilidade para suportar as afrontas, mas é exatamente nos pés do Senhor que vamos encontrar a reposta certa e a atitude submissa que a bíblia nos recomenda.
Sabemos que na maioria das famílias, geralmente grande parte das pessoas não conhecem Jesus, ou conhecem superficialmente, então nosso papel de mulher sábia é exatamente sempre dar um testemunho que leve essas vidas a salvação.
Vamos orar por nossos familiares diariamente, se achar conveniente, adote um caderno de oração e deixe-o sempre ao lado de sua cama, anote o nome de seus familiares, as transformações que você gostaria que Deus operasse, as curas tanto materiais, quanto espirituais, peça a direção de Deus em cada situação, você vai se surpreender com o que pode acontecer.
Em certas situações, nós mulheres temos que lutar praticamente sozinhas, pois muitos maridos não são cristãos, muitos filhos não são cristãos e só a graça do Senhor nos fortalece para não desistir da batalha.
Não desanime, Deus não falha, por mais que sua família seja complicada, cheia de vícios, inúmeros problemas, Deus a ama e quer transformar corações. Não esqueçam Deus usou muitas mulheres na bíblia para transformar famílias e salvar nações, e você também foi escolhida por Ele para fazer parte da família que você está, deixe Deus te usar.

Trabalhando fora

Vivemos tempos difíceis e muitas de nossas mulheres tem jornadas tumultuadas, extremamente exaustivas e cheias de compromissos.
Bem, não podemos nos deixar levar pelos compromissos, Deus tem sempre prioridade, se você precisa trabalhar, Ele é o primeiro que sabe de suas necessidades e vai providenciar para que tudo ocorra de forma organizada e produtiva.
Quando você precisa deixar seu lar para trabalhar fora, a primeira atitude é buscar a direção soberana de Deus, para que Ele a coloque exatamente onde Ele a quer. Fale com seu companheiro, orem juntos, não se deixe levar pela necessidade do momento agindo impulsivamente, pois isso só vai lhe causar enormes frustrações e transtornos.
Os filhos são sempre os mais afetados nessas situações, além de já não ter a convivência do pai, que por convenção sempre é o que trabalha fora, agora também a mãe vai estar ausente. Então seus filhos passam a ser educados, orientados, instruídos na convivência de outras pessoas, avós, professores, babas, empregadas, etc...
Quem cuida de seus filhos, nem sempre terá as mesmas convicções que você, sua fé, sua comunhão com Deus, seus anseios. Bem, mas nessa circunstância, você terá que aceitar essa convivência, pela necessidade do trabalho, portanto mais uma vez digo, é preciso muita oração.
Além de tratar da questão de onde você deve trabalhar, você ainda precisa se preocupar com o cuidado do seu lar, nem todas as mulheres que trabalham fora podem dispor de uma ajudante, aliás a maioria, exatamente, trabalha fora para ajudar a compor as finanças do lar, e nesse caso, ainda tem que cuidar da manutenção da casa.
Orem, consagrem, essa é uma questão realmente importante, busquem a direção de Deus se você realmente precisa trabalhar fora, pois a jornada é dura, as responsabilidades se acumulam e o relacionamento geralmente fica abalado com o peso do acumulo das tarefas.
Deus está extremamente interessado no nosso bem estar, se você se dedicar a oração, com certeza Ele vai lhe orientar a tomar a melhor decisão.

Boas donas de casa

Nesses tempos modernos esse é um tema que muitas mulheres nem gostam de mencionar, pois ser uma boa dona de casa parece tarefa inferior e ultrapassada, pois quero lembrar que a bíblia recomenda que sejamos boas donas de casa.
Quando li pela primeira vez esse versículo na bíblia, achei extremamente interessante que Deus tivesse dedicado tempo para tal instrução.
Desde pequena ouvia minha mãe dizer que uma moça deve sempre estar preparada para ser uma boa dona de casa, e desde muito cedo ela já me ensinou os cuidados de uma casa, lavar, passar, cozinhar, etc... , porém confesso só entendemos realmente o significado quando realmente assumimos a responsabilidade de cuidar de nossa própria casa.
Não é fácil manter uma casa organizada, principalmente quando chegam os filhos, mas com a graça de Deus e muita calma, é possível aprender a cada dia um pouco dessa nobre tarefa. Muitas de vocês podem estar achando estranho eu dizer nobre tarefa, mas é exatamente o que é, pois só quem realmente sabe manter funcionando uma casa é sua dona.
Quantas de nós já não presenciou filhos que não encontram suas meias, maridos que não acham as cuecas, livros que somem das prateleiras, canetas que nunca estão onde deveriam,  ou seja, sempre a dona da casa é solicitada para os achados e perdidos, exatamente porque ela tem o controle de sua casa.
Não se menospreze, nunca deixe que a desvalorizem, você é de suma importância em seu lar, é você que o mantêm funcionando, portanto seja uma boa dona de casa com a direção de Deus. Procure se organizar de forma que tudo fique mais fácil, converse com seu companheiro e com seus filhos para encontrar a melhor maneira de manter a ordem.
Vou mencionar um fato que aconteceu comigo, quando me casei, organizei as gavetas de meu esposo separando camisetas e bermudas, mas todas as vezes ele abria a gaveta invertia, quando queria uma bermuda abria a gaveta de camisetas e vice-versa, resultado, uma dia, troquei as gavetas, pronto nunca mais ele abriu a gaveta errada.
Bem esse é só um exemplo, mas você deve encontrar o seu modo de agir, cada casa tem suas particularidades e cada família suas manias, portanto você é que deve com sua família, encontrar a melhor maneira de se organizar, armários de roupas, brinquedos das crianças, livros de escola, enfim tudo que facilite o seu dia a dia, só assim todos poderão conviver melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe sua vida, deixe seu comentário e responderemos assim que possível.