JOVENS

Converse com seu pastor

Desde muito pequena ouvia comentários de pessoas que diziam que jovens e crianças sempre eram um problema na igreja, o que é um terrível erro, pois as crianças e jovens de hoje são a igreja do amanhã.
Graças a Deus, tive a oportunidade de conviver com pastores que sempre valorizaram muito a juventude da igreja e nos momentos mais difíceis que enfrentei sempre estiveram ao meu lado me dando apoio e aconselhamento.
Hoje, percebo que muitos jovens ainda tem receio de conversar com seus pastores, imaginam que sejam homens muito sérios, que não tem tempo para conversar, ou que não estão interessados no que acontece com os jovens.
Quero alertar a cada jovem e dizer que vocês estão enganados. Os pastores estão abertos para nos receber a qualquer momento, o que precisamos é perder o medo, o preconceito e abrir a porta para o diálogo. O pastor é o responsável pelo bom crescimento da ovelha, e sempre está alerta para buscá-la quando ela se afasta do aprisco.
Cada jovem deve sempre compartilhar com seu pastor seus sentimentos, seus anseios, suas dúvidas, e você vai se surpreender com a dedicação com que ele vai te receber e orar por você.
Jovem, seu pastor é o maior interessado em que você não se desvie do bom caminho, afinal ele é o responsável por sua vida diante de Deus, portanto vamos iniciar o diálogo e esclarecer nossas dúvidas, afim de nos fortalecermos na graça do Senhor

Amigos dos pais

dos mandamentos que o senhor nos deixou com promessa, alerta a que devemos ter extremo respeito por nossos pais, “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12).
Eu me lembro com carinho dos muitos momentos em que meus pais se dedicaram em estar ao meu lado para que eu não me desviasse do caminho. Quando passei por um momento muito difícil de depressão, meus pais passavam as madrugadas ajoelhados ao lado da minha cama em oração.
Esse exemplo me ensinou muito como é importante sempre estar com o coração aberto para nossos pais. Jesus em um de seus ensinamentos nos diz que jamais um pai a quem o filho pede peixe lhe dará uma serpente, porque nossos pais estão interessados em saber quais são os nossos desejos mais profundos, e querem nos ajudar, nos indicar o melhor caminho, afinal eles tem mais experiência do que nõs, já vivenciaram muitas coisas que nós ainda vamos vivenciar e tem exemplos que podemos compartilhar.
Quando você estiver em dificuldade, ou doente, ou desempregado, você vai notar que os amigos desaparecem e você se refugia é dentro de casa, e quem te ampara são seus pais, portanto é com eles que você deve contar, e compartilhar suas necessidades.
Meu pai, sempre foi meu melhor amigo, e eu agradeço a Deus, pois hoje tenho uma vida tranqüila ao lado de meu esposo, e isso porque sempre procurei dar atenção as palavras de meu pai.

 Selecione os amigos

O verdadeiro amigo, nunca tem medo de lhe falar a verdade, mesmo que isso vá lhe deixar muito triste. Eu me lembro que em um momento de minha vida me interessei por um rapaz não cristão, que não tinha o menor interesse em ir a igreja, e todos os que se diziam meus amigos (as), ficavam me consolando e diziam pra eu não me preocupar que tudo daria certo, que um dia ele mudaria e iria a igreja comigo, mas uma amiga, que era amiga de verdade e é amiga até hoje, um dia me chamou a atenção seriamente e me falou que aquilo não era de Deus, que eu devia desistir, e procurar qual era a verdadeira vontade de Deus. Confesso que na hora fiquei muito desapontada, mas hoje eu agradeço a Deus, pois ela me ajudou muito em oração para eu conseguir sair daquela situação e hoje sou muito feliz.
A bíblia tem muitos exemplos de grandes amigos, mas em todos eles verificamos que a amizade é baseada no compartilhar da oração, compartilhar a palavra de Deus e na sinceridade de coração.
Quando resolvi escrever esse tema, pensei em muitos jovens que se enganam com amigos falsos, pessoas desleais que nos fazem passar por muita dor e humilhação. Eu mesma fui vítima desses acontecimentos, mas com a graça de Deus, tenho aprendido a buscar discernimento no Espírito Santo para selecionar aqueles que são enviados por Deus para se tornarem meus amigos.
Jovem compreenda que muitas vezes Deus coloca pessoas para estarem próximas a você por um determinado período de tempo, apenas para compartilhar alguma experiência que faça ambos crescerem, depois as pessoas seguem seu caminho, mas as experiências sempre ficam para serem compartilhadas ao longo da vida com muitos outros amigos que passarão por nosso caminho.
Nunca se esqueça de orar e buscar a direção de Deus para selecionar seus amigos, peça discernimento ao Espírito Santo em cada situação e você terá o privilégio de compartilhar momentos maravilhosos ao longo de seu caminho.

Fazendo evangelismo

Quando falamos em evangelismo, a maioria de nós já se imagina seguindo viagem pra algum lugar distante onde as pessoas não tem acesso a palavra de Deus. Bem, só que nos esquecemos que muitas vezes dentro de nossa casa é que começa nosso trabalho de evangelismo.
Quantos jovens existem cujos pais não são cristãos, ou irmãos, ou demais familiares, pois bem, aí está uma seara pra você plantar a semente do evangelho. As vezes não é necessário ficar pregando, você pode fazer seu trabalho de evangelismo dando exemplo com sua vida, com suas orações, com sua dedicação na leitura bíblica, com uma vida reta diante do Senhor.
Jovem, seu proceder diante dos que estão a sua volta é seu maior testemunho de evangelismo, porque se você convida seus amigos a irem a igreja com você, e você está sempre faltando aos cultos, você dá mal exemplo.
Nunca se envergonhe de dizer que é cristão, nunca deixe de compartilhar as benção que o Senhor tem derramado sobre sua vida, nunca se negue a compartilhar um momento de oração, pois esses pequenos passos podem ser uma grande obra do Espírito Santos para a Salvação de muitas almas.
Eu fico muito feliz, quando ouço que algum amigo a quem eu tive a oportunidade de falar de alguma forma da palavra do Senhor, se converteu, está feliz na presença do Senhor, está ministrando, ou está levando a palavra a muitas outras vidas.
Nós somos sal da terra e luz do mundo e foi o Senhor que nos instituiu como ministradores do evangelho, não deixe de fazer a obra, busque conhecimento na leitura da bíblia, freqüentando a escola dominical, os cultos de ensino, e não se acanhe de sempre que estiver em dúvida, buscar orientação com seu pastor ou algum irmão que tenha a unção do Senhor.
Esteja sempre em oração, o Senhor estará sempre contigo, jamais vai te desamparar na jornada, e o Espírito Santo falará através de seus lábios ao coração dos que estiverem ao seu lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe sua vida, deixe seu comentário e responderemos assim que possível.