INFANTIL

Contando Histórias

Reúna as crianças para contar histórias é extremamente prazeroso e edificante.
Você pode juntar os amiguinhos de seus filhos ou reunir a família e dar asas a imaginação. Existem inúmeras técnicas pra se contar história, escolha a que seja melhor pra você. Faça bonecos de pano, desenhos para serem pintados, crie um teatro de fantoches, ou até crie um flanelógrafo onde as crianças poderão colar os personagens.
Em algumas bancas de jornais pode-se encontrar revistinhas com as histórias bíblicas, essas revistas geralmente são bem ilustradas e trazem desenhos para se pintar. Essas revistas vão ajudar na arte de contar histórias.
Crianças que crescem ouvindo as histórias bíblicas, aprendem logo cedo a buscar a presença de Deus e não tem dificuldade em aceitar Jesus como seu salvador.
Crianças maiores podem ajudar você a contar histórias, podem interpretar os personagens, e as que já sabem ler, podem procurar na bíblia o texto sobre a história que você esteja contando.
Não se esqueça de se preparar antes de contar uma história, pois crianças fazem muitas perguntas e não deixe de respondê-las, portanto procure antes ler a bíblia, orar e pedir ao Espírito Santo que se faça presente tornando esse momento uma grande benção na vida de suas crianças.

Ensinando a orar

Nós presenciamos nas igrejas, as crianças sendo disciplinadas através da oração, ou seja, qualquer traquinagem e a criança vai para o cantinho orar, isso só mostra para a criança que oração é castigo.
Precisamos mudar tal pensamento, as crianças devem ser ensinadas que a oração é benção, é um canal de comunicação com Deus, é uma forma de agradecimento, oração é vida.
Existem vários momentos que podem de forma alegre se tornar momento de oração na vida da criança. Na minha casa, procuro orar junto com meu filho nas horas de refeição, hora do sono, e nos momentos de necessidade.
As vezes, quando vou colocá-lo pra dormir, ele mesmo me lembra, "mamãe não vamos orar ?".
A criança aprende mais pelo exemplo, do que pelas palavras, se você convidar seus filhos para compartilharem com você seus momentos de oração, eles vão aprender com carinho quão doce são esses momentos.
Sempre que seu filho estiver triste, com dificuldades na escola, ou mesmo querendo algo novo, antes de qualquer atitude, ore junto com ele, ensine-o a conversar com Deus sobre seus sentimentos, suas necessidades e principalmente a ser grato, pois se não fosse a misericórdia do Senhor não estaríamos vivos.

Vamos ler a Bíblia

 A palavra de Deus já diz " ... ensina a criança o caminho em que deve andar, e até quando for grande não se esquecerá dele ..."
Aos pequenos que ainda não sabem ler, comece lendo para eles, se você tiver uma bíblia ilustrada, compartilhe essa leitura mostrando as ilustrações, ensine-o a decorar pequenos versículos, se mostramos aos nossos filhos que a bíblia é nosso farol, dificilmente eles buscarão respostas em livros que não são corretos.
Aos que já sabem ler, leiam juntos, faça pequenas explicações dos textos lidos, orem juntos após a leitura, ajude seu filho a compreender que a resposta para suas necessidades está na palavra de Deus.
Em minha casa, nós fomos criados na escola dominical, e graças a Deus, desde muito cedo aprendemos a gostar de ler a bíblia, o que nos tem sido de grande valor ao longo de nossas vidas em meio a cada dificuldade que se apresenta.
Meu esposo, é um amante da leitura, e além de sempre estar lendo a bíblia, tem lido vários livros de referências bíblicas que ajudam a compreender a história da bíblia. Eu me sinto gratificada, pois esse exemplo é de grande valor para nosso filho.
A bíblia é a nossa bússola, a nossa receita na hora de tomar decisões, quando oramos e buscamos discernimento, o Espírito Santo nos esclarece e nos ajuda a compreender através da palavra o melhor caminho a seguir.

Aprenda a brincar

Criança precisa brincar, todos nós sabemos disso, é ótimo para seu desenvolvimento saudável e tranqüilo. Nós nos esquecemos é que nós precisamos brincar junto com nossas crianças, reservar um tempo e voltar a ser criança junto com elas.
Não é tão difícil quanto parece, muitas vezes estou ocupada com os afazeres da casa e meu filho chega perto de mim e me chama para brincar, e é difícil dizer não, então paro por alguns minutos, me sento no chão com ele e começamos a brincar. Me sinto gratificada, pois não é necessário passar horas ali no chão, só preciso começar a brincadeira, e ele continua sozinho, e eu, mesmo continuando com meus afazeres não deixo de participar das brincadeiras, pois enquanto brinca, vamos conversando, e é preciso entrar no mundo de fantasia, no faz de conta, com os amigos imaginários, ruas suspensas, carrinhos que voam e por ai vai.
Quando você brinca com seus filhos, você ajuda para que eles cresçam mais tranqüilos, mais seguros, tenham noites de sono suave, sem pesadelos. Você relaxa, esquece por um momento seus problemas e as vezes em meio as brincadeiras se surpreende encontrando soluções para suas dúvidas.
Não esqueça as palavras de Jesus dizendo que o reino dos céus pertence as crianças, e que é preciso tornar-se como criança para chegar ao céu. O que Jesus estava querendo dizer é que precisamos sempre nos lembrar da simplicidade e da ingenuidade das crianças, e é na hora do brincar que mais isso se revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe sua vida, deixe seu comentário e responderemos assim que possível.